Nós curitibanos já deveríamos ter nos acostumado com a temperatura de geladeira, mas como frio é sempre frio meus pés estão congelados mesmo debaixo do cobertor.
Nossa sorte é que temos boas alternativas para aquecer o ambiente. O melhor método, e também o mais charmoso ainda é a lareira natural feita de alvenaria: o clássico fogo de lenha. Hoje em dia é muito mais raro encontrar essa peça, principalmente em apartamentos novos e pequenos.
Apesar de a lareira remeter naturalmente para um ambiente mais rústico, feito de madeira ou tijolos, ela foi atualizando com os novos tempos. Para acompanhar o design mais clean de linhas retas, existem vários projetos fantásticos:
Como esse modelo é mais caro para ser executado, hoje existem alternativas com lareiras que funcionam com álcool e gás.
modelo que funciona com álcool |
modelo de lareira que funciona com álcool embutida em mármore |
imagem do site archiproducts - lareira a gás |
Agora vamos ver as soluções mais econômicas no custo do material, mas que infelizmente aumentam o custo da luz no final do mês. São os aquecedores que imitam lareiras, chamadas lareiras virtuais ou digitais:
modelo de lareira elétrica virtual |
Modelos com custo mais baixo são encontradas na marca dometal e cadence:
A marca cadence produz esse modelo retrô que também acho uma graça:
Para encerrar essa postagem, para quem não quer uma lareira real e nem virtual, mas quer aquecer o ambiente de maneira econômica, descobri recentemente esse aquecedor da cadence que é fixado na parede. Ele pode ser pintado da cor da parede para não ficar em destaque e não esquenta na parte da frente, tornando mais seguro para crianças. A grande vantagem desse produto é consumo de energia bem menor do que os aquecedores a óleo ou ar condicionado. No aquecedor a óleo ou lareira elétrica o consumo é de 1500W e neste modelo da cadence o consumo é de apenas 450W.
Aquecer bem no inverno exige um pouco de investimento, mas existem boas soluções.
Lembre-se sempre de fazer uma revisão no armário e doar peças de roupas e cobertores em alguma instituição. Comprar cobertores e agasalhos também é uma alternativa.
Bem vindo inverno Curitibano! Tomara que todos recebam calor de alguma forma.