Passeio pela Casa Cor Paraná - Curitiba 2019.
Dessa vez foi feita no antigo shopping Outlet Center que acabou sendo desativado (não sei exatamente a razão). O shopping era uma graça, aconchegante, com várias lojas bacanas, mas isso já faz mais de 20 anos. Eu fiquei muito curiosa para ver como seria aquele espaço transformado em Casa Cor, fiquei até nostálgica, porque eu fazia comprar nesse lugar quando era jovem. A estrutura do predio ajudou bastante, porque cada ambiente ficou no espaço de cada loja, então achei bem organizado. Os corredores estavam iguais, o piso em ardosia, as escadas e o elevador, achei bem conservado e acho que pouco fizeram nessa área de circulação ( e nem precisava mesmo).
Logo na entrada eu vi esse painel em concreto com esse pé direito alto (essa arte da parede já era do shopping). Os arquitetos colocaram bancos, poltronas, plantas e iluminação e tchan, bem vindo ao ano de 2019! Muito aconchegante e bem aproveitado.
Vou mostrar as fotos e os detalhes com as fotos que tirei, o nome dos arquitetos vou colocar na legenda. Nem todos eu consegui pegar o cartão no ambiente, mas no site da Casa Cor tem todos os ambientes com seus devidos créditos e a foto oficial que vai para revista.
Essa próxima foto tem o café ao lado direito, mas vou deixar ele por último, pois foi no final da visita que tomamos um delicioso café para encerrar o passeio.
Essas Borboletas estavam aplicadas sobre a pedra, muito delicado e impactante o trabalho. Não sei de que material foram feitas essas borboletas.
Esse foi um dos primeiros ambientes que entrei, foi desenvolvido pela Bender Arquitetura. Era um escritório para várias pessoas, não sei se um coworking ou algo assim.
Lindo, super atual.
Lindo, super atual.
Dei um close nessas plantas que estavam nessa estante vazada porque eu sou a louca das plantas, adoro e fico feliz que atualmente elas foram incorporadas na decoração de maneira explosiva. Do cantinho da sala até criar uma selva na casa, elas são sempre adoráveis.
Este lustre estava demais também, uma grade pintada de preto, suspensa e essas bolas vazadas chamaram muito a atenção. Genial.
Pausa no passeio para referenciar o incrível arquiteto Antoni Gaudí, autor de obras incríveis e da belíssima Sagrada Família em Barcelona. Quando acabar sua visita aqui eu sugiro que você conheça o trabalho dele. Se já conhece, você sabe do que estou falando! Gênio.
Não peguei o nome das arquitetas e o cartão estava bem ali ao lado. Me distrai com Gaudi. Vou checar e logo posto, terei que buscar essa informação no site da casa cor, mas calma que logo faço os devidos créditos.
Então logo na entada desse ambiente temos essa cadeira suspensa, cadeira balanço... será que tem algum nome específico? Enfim, temos essa bela cadeira de balanço suspensa. Liiiiiinda.
Esse sofá branco ficou muito bom, sei que branco suja rápido, mas quem se importa porque aqui estamos apreciando a beleza...
Nessa foto eu estava de olho nos pendentes de vidro
E nessa outra eu estava de olho naquela arte no fundo. Nem precisava deixar essas fotos praticamente iguais aqui, mas quero que você vá passeando junto comigo.
Nesse ambiente gostei desse lustre. Nessa edição da Casa Cor as luminárias realmente roubaram a cena.
Adorei essa arte, incrível trabalho, pena que não tinha nome de quem produziu.
Aqui temos uma cozinha branca com azulejo rosa (deve ter algum nome especifico), projetada pela Viviane Bush
Outro lustre muito legal que a arquiteta colocou as argolas de modo irregular.
Boas escolhas de quadros com figuras geométricas nos tons do ambiente.
Nesse ambiente eu gostei dessa arte onde a pintura da parede passa pelo quadro, toque diferente e criativo.
E mais uma luminária exibida, tomando conta do pedaço.
Interessante o móvel da cor da parede, como se estivesse camuflado. interessante o efeito.
Gostei desse efeito de luz nessa estante e, é claro, das plantinhas.
E agora esse painel que para mim foi a mais lindo de todos. Essa cabeceira iluminada ficou maravilhosa e a confecção dela com foi feita em MDF cortada e alinhada bloco por bloco. Parabéns às pessoas que executaram. O nome desse ambiente é suite dos avós e foi projetado pela Gabriela Casagrande. Achei bacana não fazer um ambiente clássico só porque são avós, a manta de tricô ficou divina! Esse quarto para mim foi o campeão.
Olha que perfeito:
Adicionar legenda |
Agora vamos para entrada desse quarto de menina que já tem um banheiro aparente com esse vidro expondo a banheira e o jogo de azulejos coloridos com tons suaves. Essa ideia toda transparente é possível e tem uma persiana que pode ser abaixada. O ambiente foi projetado pela arquiteta Tininha Giglio que inclusive estava no espaço quando visitei (muito simpática). Ficamos eu, ela e minha amiga um pouco tristes só de imaginar a remoção de tudo quando a mostra acabar.
Cheio de detalhes lindos.
Muito delicado e não dava vontade de sair mais dali.
Vista para o banheiro. Os azulejos de 15 x 15cm voltaram pessoal!
Olha os detalhes, a gaveta cheia de laços...
Mais uma luminária linda...
E continuando nessa atmosfera infantil, eu fiquei encantada com esse quarto que parecia uma casa na floresta, uma casa na arvore ou algo assim. Criativo, aconchegante e cheio de detalhes lindos. O nome era Refugio Escandinavo do Pedro e foi projetado pela Renata Fraidg e Monica Pajewski (ambas designers de interiores). Olha lá as plantinhas, o coelho na parede e as luzes penduradas na escada.
Essa é a vista da entrada do ambiente.
Aqui também na entrada o armário com as portas verdes e essas almofadas com cintas (adoro).
Aqui está a vista do quarto de frente, com a cama embaixo e uma área de mezanino com uma TV na parte de cima. Esse balanço de couro ficou incrível.
Agora presta atenção! esse é um escorregador que desce da área onde fica a televisão no mezanino. Eu achei demais isso. se eu fosse criança eu ficaria louca de feliz.
E aqui, embaixo do mezanino a cama com armarinhos, enfeites em couro e troncos de madeira.
Detalhes da Marcenaria e a visão do mezanino logo acima que a criança pode descer pelo escorregador.
Mais um ângulo, porque coisa linda nunca é demais olhar!!
Não dá vontade de sair desses quartos de criança, mas vamos continuar o passeio.
Neste ambiente eu adorei a arte abstrata preta e branca e esses toques de amarelo.
Gostei desses objetos nessa mesa com dois andares também.
Aqui já estamos em outro ambiente com essas obras que me chamaram muito atenção. Não tinha nome do artista, mas gostei. Na próxima você verá um close e vai entender porque me chamou tanta atenção.
Aqui está o close, são dedos, aparentemente de gesso, mas não sei o material. Não sei seu teria na minha casa, mas achei muuuuito criativa.
Mais um quadro bonito.
Aqui fizeram um pendente com pedaços de madeira que deslizam no chão. Interessante.
Nesse mesmo espaço este outro lado com o banheiro e o closet, bem elegante!
Aqui um detalhe da estante cheia de objetos e quadros por trás, uma bagunça organizada. As estantes que ficam com tudo a mostra pelo jeito continuam agradando (no ano passado elas estavam em quase todos os ambientes)
Aqui gostei desse hall com esse efeito de iluminação e esse galho de arvore seco e um banquinho de urso. Voltamos ao mundo mágico infantil.
Bem delicado esse espaço. Passarinhos na parede e pendentes com plantas que eu amo.
As paredes com efeito cimento queimado
Saindo do mundo infantil, agora gostei dessa arte. Não era para eu estar no fundo, mas tem um espelho, então paciência.
Cabeceira cinza de tela. Será que tem algum nome especial para essa tela que se usava muito em cadeiras mais antigas? Se alguém souber escreva para mim.
Olha que bonitona essa imagem da cabeceira.
Adoro os detalhes dos tecidos e esse tom Marsala está divino. Espero ter acertado na cor.
Mais um close para evidenciar o material da cabeceira, nunca tinha visto cinza. Linda.
Esse quarto me prendeu bastante com vários detalhes. Estava elegante, aconchegante, cheio de detalhes bonitos. Um dos meus favoritos (e claro, com várias plantas por ali).
Outro lado do mesmo quarto, com esse sofá que minha avó chamava de feijão (ele parece estar agradando os arquitetos também).
Aqui achei uma composição muito inteligente, delicada também, os tons do quadro e as madeiras esbranquiçadas nos bancos. Perceberam? As paredes são bem escuras, então acredito que a ideia era colocar alguns elementos de contraste.
E ainda nesse quarto cheio de detalhes ainda tem esse teto irregular que a recepcionista nos informou que eram perfis brancos (não sei se alumínio), mas o efeito foi bem incrível.
E os detalhes desse quarto não acabam nunca mais, olha essa área do banheiro que linda e logo vou dar um close na moldura do espelho.
Ali está ele. Que moldura linda e a direita um armário de vidro que acabei esquecendo de tirar foto de frente.
Mudando de lugar vamos para um espaço comercial com vários efeitos coloridos na iluminação.
Tiramos uma foto debaixo dessa luz... divertido. Minha amiga Janaína Bueno que sempre me acompanha nos passeios da Casa Cor:
Está obra linda é de Paulo Ridolfi:
Essa parede também ficava mudando de cor. Divertido.
Saindo das luzes e voltando aos ambientes mais tradicionais. Dentro desta cozinha dava para ver o pessoal de divertindo com as luzes do ambiente da frente.
E o azul dos vizinhos continua dando um toque pelos ambientes ao lado, gostei dessas samambaias com essa banheira.
Bonito benheiro, se fosse de uma casa de verdade seria uma excelente forma de aproveitar um espaço pequeno.
Aqui um novo espaço com cara de loft americano da arquiteta Carla Grudtner. Eu adoro azul marinho e adoro esse tom amarelo alaranjado do couro.
Gostei desses detalhes, almofadas de trico, cabeceira de couro, foto da escada no fundo, luminária bem bacana ao lado da cama.
Gostei desse detalhe na mesinha
Os prédios lá no fundo ajudaram a compor a foto. Efeito azul natural, sem filtro.
Foco na luminária. Lindona.
Aqui um sofá no canto com plantas artificiais.
Área externa como era no antigo shopping. Não consegui fazer uma boa foto aqui fora, mas o ambiente estava muito legal, fiquei pensando que deveria continuar assim. Uma pena que o local será desativado.
Essa foto ficou melhor do interior do café, consegui pegar o detalhe do teto. Bem criativo.
Agora gostei do efeito dessas luminárias no ambiente da Volpi Arquitetura.
Mais um detalhe bonito do ambiente com essa luminária dourada no meio do espelho.
E agora a atração principal, essa mesa com várias ondulações. Incrível. No site da casa cor deve ter a foto oficial que ficou no flyer delas que mostra bem a beleza da mesa. Para ver precisa visitar o site da Casa Cor. A cor dessa madeira com o preto também fica perfeita.
Mais um detalhe que gostei na estante. Tenho que ver tudo, não posso ir com pressa para ver tanta coisa bonita junto. Tudo milimetricamente pensando.
Agora vamos entrar na galeria de arte. O ambiente realmente estava expondo obras de artistas conhecidos e criativos. Tive que dar um foco especial para as obras porque mereceram.
Essa foto é mais para mostrar a ideia dos arquitetos com o chão bem claro e as paredes e o teto escuro. Ficou interessante essa ideia.
Ali está a obra que vista de longe era possível ver o rosto. A foto do celular deixava mais nítido o rosto, no local era preciso se afastar da obra para ver o desenho.
Vamos nos afastando...
Cada vez mais nítido o rosto.
Olha o detalhe do material que incrível. São placas impressas em folhas de flandres e a artista Bina Monteiro prendeu com grampos formando a imagem. Achei demais isso.
Mais detalhes porque essa arte merece.
Aqui um quadro com fundo de caixas de leite. Interessante trabalho de Raimundo Rodriguez.
E aqui uma tela plana com efeito de profundidade. Não consegui ler o nome da artista na placa.
Outros trabalhos bacanas que estavam expostos.
Esse próximo quadro é de Mariana Edinger. Gostei desse contraste com a parede azul.
Olha que legal os fios vermelhos aparentes. Criativo e bem contemporâneo.
Agora vamos para Maldivas? Praia, mar Azul, ondas no mar.
Adorei essa atmosfera e o trabalho criativo da arquiteta Alessandra Gandolfi.
Dá uma olhada na parede com esse efeito de ondas.
Um quadro com a pitada de azul e a imagem que transporta para a praia.
Mais um ângulo dessa parede incrível. Eu particularmente achei que a parte azul do tapete poderia estar do outro lado e não embaixo do sofá, mas deve ter um propósito e eu acho que elas devem ter testado, quem sabe a ideia da areia e do mar ao fundo.
Aqui uma foto do quarto com a mesma paleta de cores.
Olha que maravilha de quarto mais relaxante.
Os detalhes estavam todos lindos, combinando muito.
O banheiro com esse azul ficou muito bacana.
Aqui detalhe da bancada da cozinha integrada com essas luminárias redondas e as plantinhas lá no fundo. Lindo.
Mais um ângulo porque não me cansava de olhar.
E olha desse ângulo que show esse efeito na parede.
Finalizando com um close nesses pendentes dourados
Adeus Maldivas, vamos continuar o passeio.
Parei logo aqui na entrada porque adoro pendentes e adoro plantas e aqui tinha os dois. Amei isso. Pendentes de vidro com luz e planta.
Esse quarto era para uma youtuber famosa.Foi projetado por Machado Weiss e Moraes arquitetos associados. Tinha muita gente na hora que entrei, então não consegui tirar muitas fotos. Consegui de alguns detalhes. Vale a pena ver a foto oficial no site da Casa Cor, eles montaram uma cama que subia e descia. Tecnologia por aqui.
Gostei desse efeito marmorato com esse tom rosado.
Aqui também um detalhe do banheiro.
E aqui mais um detalhe da estante... pena que não consegui uma foto geral do quarto.
Agora vamos ao Loft projetado pela Maria Alice Crippa e Gustavo Assis.
Plantinhas que eu amo, caindo em cascata amo ainda mais.
Adorei o efeito dessa usinagem na cabeceira. MDF sem nenhum revestimento criando um efeito bem legal de privacidade sem retirar a luz. Muito legal.
Olha que atual essa área com diversas plantas e esse sofá no chão.
Foco na almofada de trico.
Aqui vamos para um quarto mais tradicional de Katleen Luizaga.
Essa cabeceira ficou bem bonita.
Gostei desse quadro, são azulejos listrados colocados para formar esse desenho.
Gostei desse detalhe também, olha que bonita essa mão tatuada.
Agora vamos para um dos ambientes mais impactantes, ficamos muito tempo nele e tirei muitas fotos. Eu e minha amiga ficamos surpresas com a sensação agradável mesmo sendo um ambiente escuro, predominante preto. Desafio do arquiteto foi muito bem cumprido por aqui. Bastante Cênico esse espaço. Olha só o papel de parede que parecem caixas de arquivo ou gavetas.
Close no papel.
Aqui achei um canto muito legal, esse macaco segurando a luz ao lado dessa escada com restos de tinta e ao fundo esse quadro com rabiscos. Adorei isso.
Olha só a iluminação! O teto todo preto e essas luzes destacando os objetos da sala.
gostei também de alguns toques dessa madeira clara. Não é demais esse banco que parece dobrado?
E olha a cadeira no mesmo estilo. Não sei de quem são essas peças.Preciso descobrir.
Artes em preto e branco antes de chegar ao banheiro.
E chegamos a esse lavabo incrível. O papel de parece preto com esses desenhos de plantas. Divino. E repara lá embaixo o banquinho com a madeira clara que falei.
Aqui dá uma olhada nessa mesa, era enorme e toda vazada.
Um close nela para vocês verem que efeito lindo ela trouxe à sala.
Mais alguns cantinhos...
E agora essas obras de arte com os olhos vendados. Achei demais esse espaço.
Aqui eu quis pegar a luminária que parecia estar flutuando, mas a luz ficou muito forte.
Repare na luminária na direita, parece estar flutuando.
Esse é o responsável por esse espaço impactante. Foi um dos preferidos da mostra.
Agora vamos para esse ambiente claro, com cores sutis, verde e branco e diversos temperos sobre a pia. Muito legal essa ideia. O projeto é da Yara Mendes.
Aqui os móveis todos verdes e o piso e bancadas brancas.
No lado da frente da bancada tem esse ripado no teto e esses pendentes, Bem bonito.
Outro ângulo do ripado e a arte colorida no fundo.
Mais um ângulo do ripado que mostra essa ponta triangular. Gostei disso.
Vi esse trabalho em mais de um ambiente. Não sei de quem é, mas ficou muito bom no local.
]
Vista da frente com a mesa, a pia e o teto ripado.
Aqui já vamos para um espaço mais clássico projetado pela Katia Herzog.
Vamos já para outro escritório bonito e já dei um close nos quadros.
Luminária roubando a cena e gostei desse quadro no fundo.
Olha os dois juntos. Belas peças.
Aqui mostrando a mesa nesse tom claro contrastando com o sofá verde escuro.
Mais um ângulo com a estante vazada e abaixo as samambaias divinas.
Aqui o cantinho da sala com essas estantes iluminadas.
Saindo dessa atmosfera clara e suave entramos nessa sala de jogos cheia de cor e mistura de clássico e contemporâneo. O arquiteto Leonardo Gazzale foi ousado nesse espaço. Gostei.
Olha os detalhes dos quadros. Mulheres fortes.
Logo na entrada essa marcenaria com essa porta vazada amarela e esse grande jogo de xadrez. Muitos contrastes.
Vamos parar de jogatina e vamos para o próximo quarto. Bonito contraste entre o preto e a madeira clara novamente.
Obras de arte em preto e branco. Estão agrandando essas pinturas.
Uma foto de frente porque eu gosto de tirar fotos de cabeceira de frente.
Gostei dessa poltrona telha ali no canto colocando pitada de cor que combina com a madeira de cima da cabeceira.
Aqui a entrada do quarto em preto e branco.
Agora chega de dormir e vamos ler um pouco. Espera que me distrai com esses pendentes. Eu adoro pendentes, mesmo que não tenham função nenhuma.
Olha que bonita a livraria. Repare nas folhas de costela de adão brancas lá no canto da estante. Eu só vi essa sutileza depois na foto. Bacana, porque o foco daqui ficou nos livros. Sutileza em branco, olha o pé dessa mesa.
Mais um detalhe sutil e delicado na estante.
Agora chega de ler e vamos tomar um chá. Mesmo quem não gosta de chá deve ter adorado essa vitrine. Romântica demais. Os homens eu não sei, mas as mulheres devem ter se apaixonado.
Essa loja se chama Catherine - Fine Teas. Uma loja com um cheiro maravilhoso e outros tantos aromas de chás. Experimentamos dois chás deliciosos servidos naquelas xícaras clássicas, que lembram a casa das avós e sabe o que eu descobri? Que a dona da loja deu o nome de Catherine em homenagem a avó dela, que foi com quem ela aprendeu a gostar de chá. Adorei isso.
Na loja tem vários utensílios e muitas opções de sabores. As embalagens são lindas e o projeto da loja fico perfeito para o produto. Olha o display com os produtos da loja.
Eu e Janaína compramos utensílios para tomar chá e eu um aromatizador de canela que continua perfumando minha casa. Esta moça da próxima foto é a simpática proprietária que nos atendeu muito bem e nos contou vários detalhes da marca.
A mostra está acabando e ficamos muito tempo tomando chá e batendo papo. Para finalizar alguns detalhes e surpresas que ainda estavam por vir.
Olha que bacana essa pintura no espaço de Ferraz Silva. O pé direito era duplo, mas a foto não alcança para mostrar o efeito exatamente como era. Gostei dos pendentes também.
Adoro azul. Cantinho bem bolado.
Aqui é a área de circulação que deve ter ganhado apenas uma pintura.
Nesse espaço eu gostei desse lustre e das cores terrosas. Esse lustre eu já tinha visto ano passado, mas em formato de arandelas. Parecem vários tubos grudados.
Essa cor pelo jeito vai ficar por um tempo, ainda bem. Muito aconchegante.
Bonita escolha de móveis e objetos. Ambiente elegante.
E a beleza continua com força total. Olha que bela combinação de cores!
Amarelo, balcão iluminado, a madeira para dar o toque acolhedor.
Olha lá o azul que eu adoro. E essa mesa toda geométrica e colorida.
Mais detalhes coloridos e essa mesinha com abertura para colocação de vaso
Mais um ângulo do balcão colorido.
Uma arte na parede.
Mais um ângulo com as plantas que nunca podem faltar.
Mais uma olhada nessa mesa.. mais um pouco.
E mais um pouco desse outro ângulo, não me façam escolher o melhor ângulo, coloco todos.
Parada para ir no banheiro e até que achei interessante esse lustre, não sei o material.
É claro que gostei das plantas, do verde escuro e do painel iluminado. Uma sala pequena, mas ficou bem aproveitada.
Parei aqui para registrar esse quadro com uma folhagem pintada no fundo preto. Gostei desse efeito do fundo preto, parecido com aquele papel de parede com folhagens. Parece um olhar noturno sobre as plantas. E está ali a costela de Adão no cantinho. Essa folhagem ainda está no auge da sua fama.
Um detalhe do ambiente com esse tigre lindinho. Cortou um pouco a luminária... pena.
E agora estamos já no subsolo e aqui está um espaço para exposição das peças do Jaime Lerner. Eu estava sentindo falta de ver sua produção. Eu devia estar por fora e logicamente ele deve estar produzindo como sempre, mas fiquei feliz em ver obras desse arquiteto tão importante para Curitiba. Gostei da maneira que destacaram o trabalho.
Olha os bancos, mesas que parecem dobraduras feitas em papel.
Uma espreguiçadeira?
Esse aqui é um carrinho de golfe. Moderninho... gostei.
Adorei o nome.. veja ali, toinoinoin!
Mais um ambiente no subsolo. Gostei do pé direito alto e as plantas lá no alto. Não vamos pensar nos aspectos práticos disso. Na vida real poderiam ser artificiais. Tem muita gente contra, mas eu acho que ficar ditando regra é coisa do passado. Tem plantas lindas que são artificiais.
Nesse ambiente tudo ficou no alto, interessante isso. Aproveitaram bem o pé direito duplo.
Uma poltrona interessante. A moça me deixou sentar, mas ela não pareceu muito estável, as crianças devem adorar ficar girando, mas ali não deu para ter essa experiência completa porque tem vidro ao lado e já estava vergonhoso eu me equilibrando nessa poltrona.
Estamos chegando ao fim desse passeio. Voltando a entrada, lembram dessa parede?
Terminamos nosso tour Casa Cor 2019 no café da Viviani Tabalipa (talvez eu tenha escrito o nome errado), mas ela escolheu um lindo tom de verde, com esse papel de parede com folhagens. A costela de Adão está no seu momento de fama, ela está por tudo, dominando o território. Além desse lindo papel de parede, olha que lindos os pendentes que parecem cestas. São do mesmo tom do piso. Amei isso. Liiiiiindo.😊😊
Olha só que fofo esse sofá laranja. O sofá que eu conheço como feijão. :)
Ótima combinação de cores e aquele puf com estampa étnica.
Tudo combinando, olha o quadro com cores tropicais e aqueles vasos altos no fundo com folhagens mais avermelhadas.
Aqui outro ângulo do café. Nesse lado ela escolheu esses pendentes mais industriais, provando que dá para misturar tudo, ela só setorizou onde ela usaria o que.
Mais um ângulo para mostrar essas prateleiras com plantas bem atuais e aqui também o toque industrial com as armações pretas de ferro e alguns móveis mais clássicos, veja a moldura no balcão. Uma mistura ótima.
Aqui no caixa elementos clássicos no armário e balcão. Cestos mais rústicos sobre o armário e lá a estrela Costela de Adão.
Já estava fechando, fomos as últimas a sair nesse dia. Olha que coisa mais lindinha esse café. Poderia ficar para sempre ali. A comida inclusive estava ótima.
Reparem no piso com desenho delicado, as cadeiras com duas cores (rosada e verde claro) e naquelas plantas no canto com suportes pretos. plantas que podem ficar mais destacadas com essas plataformas altas. Adorei esse café.
E para me despedir da mostra, nossa última imagem desse cantinho com souvenires ao lado do caixa.
Acabou esse ano e fiquei muito satisfeita com a visita. não coloquei todos ambientes aqui, mas quase todos. Priorizei mais aqueles que tinham alguma ligação comigo.
Parabéns a todos os profissionais.
Se alguém quiser especificar autoria de qualquer ambiente ou arte mostrada aqui, por favor entre em contato. Esse é um blog pessoal onde mostro minhas experiências e tudo que há de belo nesse mundo. Espero que tenham gostado do passeio.